Fungos e Liquens

Fungos

Fungos ( "orelhas de pau" )
  Fungos são seres vivos heterótrofos uni ou pluricelulares. São formados por hifas, micélios e corpo de frutificação. Este último é o responsável pela produção de esporos, que caem no solo e germinam, originando novos indivíduos. A digestão dos fungos é extracorpórea e a sua substância de reserva é o glicogênio. A parede celular dos fungos é formada por quitina e celulose. 

  Os fungos dividem-se em quatro grupos (ficomicetos, ascomicetos, basidiomicetos e deuteromicetos) além de apresentarem inúmeras contribuições para os seres humanos, assim como nocividades.  Algumas de suas contribuições: ação decompositora, ação fermentativa, produção de antibióticos e alimentação. Contudo, os fungos são responsáveis por micoses, frieiras, produção de drogas, além de serem tóxicos (algumas espécies).
Fungo

Liquens

  Os liquens são associações mutualísticas entre fungos e algas, que crescem, principalmente, em rochas e cascas de árvores. Os fungos, garantem umidade do ambiente para as algas, enquanto as algas oferecem alimento aos fungos (já que os mesmos são heterótrofos).


  Podem se apresentar sobre formas incrustantes, foliáceas ou de filamentos. Suas estruturas reprodutivas são os sorédios, formados por hifas e células algáceas. São famosos pela eficácia na indicação da qualidade do ar.